Destinação do lixo da RMB terá mais uma rodada de reunião nesta quarta (19) - Folha de Portel

Notícias

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Destinação do lixo da RMB terá mais uma rodada de reunião nesta quarta (19)

Nesta quarta-feira (19), está prevista mais uma rodada sobre o capítulo da destinação do lixo da Região Metropolitana de Belém. Desta vez, a reunião ocorrerá a partir das 9h30, na sede da Promotoria de Justiça de Marituba, localizada na rua Cláudio Barbosa da Silva, 426b, no bairro Boa Vista. Os prefeitos de Belém, Ananindeua e Marituba deverão prestar contas sobre o acordo assinado, em julho de 2019, com o Ministério Público do Estado do Pará.
Conforme o Termo de Ajuste de Conduta firmado com o MPPA, os prefeitos da RMB teriam que apresentar uma solução definitiva para os resíduos sólidos até o fechamento do aterro sanitário de Marituba, em junho de 2021. No entanto, apenas a Prefeitura de Marituba apresentou uma solução para o problema, que vem prejudicando os moradores.
O estudo de viabilidade de solução para o tratamento e valorização de resíduos sólidos da RMB foi apresentado pelo prefeito Mário Filho no dia 05 deste mês, na sede do IESP - Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP, centro de Marituba. A solução prevê o uso de tecnologias combinadas, já aplicadas em outros países, com adoção de coleta seletiva de lixo, compostagem do material orgânico, gaseificação pirolítica de resíduos e o aterro sanitário.
Todos os prefeitos da RMB tinham sido convidados para esta reunião, mas apenas os prefeitos de Marituba, Mário Filho e o de Santa Bárbara, Nilson dos Santos, participaram do evento, já que Ananindeua e Belém mandaram representantes.
Na ocasião, Mário Filho teria destacado a necessidade de uma integração maior entre os municípios e a formação de um consórcio para o andamento do projeto. “Nós já temos a solução para Marituba. Mas o quê adianta para nós termos essa solução se Belém e Ananindeua continuam colocando lixo no aterro?”, questionou ele, ao reforçar:
“A população de Marituba não pode mais ser penalizada e receber o ônus do forte odor de 1354 toneladas de lixo que recebemos diariamente de Belém e Ananindeua. Posso afirmar que estamos trabalhando incessantemente para solucionar este problema com o intuito de promover o bem estar e a qualidade de vida da nossa população”, disse Mário Filho.
Serviço: A reunião para tratar do Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o MPPA e as prefeituras da RMB será nesta quarta-feira (19), às 9h30, na sede da Promotoria de Justiça de Marituba, localizada na rua Cláudio Barbosa da Silva, 426b, no bairro Boa Vista.

Comus/Marituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário