UMA LINDA PROCISSÃO DE FÉ EM SALVATERRA - Folha de Portel

Notícias

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

UMA LINDA PROCISSÃO DE FÉ EM SALVATERRA

O domingo 08, foi marcado, nesta região da Ilha do Marajó, por quatro grandes momentos religiosos. Os cirios da vila do Pesqueiro, em Soure, da vila de Condeixa, em Salvaterra, do município de Cachoeira do Arari e do Município de Salvaterra, onde Nossa Senhora da Conceição foi amplamente homenageada.
Quatro festas religiosas no mesmo dia, tão próximas uma das outras, acabou por dispersar o público que costumeiramente se desloca de uma cidade a outra para participar em confraternização. Mas foi em Salvaterra onde ocorreu a maior concentração popular, atraindo pessoas tanto para o lado religioso como para o lado profano da festividade. 
Mesmo assim, o número de pessoas envolvidas foi bem menor que nos anos anteriores. O que acaba influenciando tanto na tradição religiosa quanto na movimentação do comércio, que recebe forte influência destas datas festivas, a exemplo de Natal e Ano Novo, dia das mães e o próprio Cirio de Belém. Momentos de forte influência para o aquecimento do comércio turístico e das vendas em geral.
Mas a beleza da festa não sofreu abalos, até porque o 08 de dezembro é o dia nacional de Nossa Senhora da Conceição, o que motivou a paróquia de Salvaterra a adiar o Cirio para o segundo domingo de dezembro, quebrando a tradição de faze lo sempre no primeiro domingo, todos os anos.
A grande procissão teve início com atraso de meia hora, mas cumpriu o plano de chegada ao meio dia. Quando milhares de devotos da Imaculada puderam concluir o sacrifício da caminhada sob o sol escaldante.
O bispo Prelado do Marajó, Dom Evaristo Spengler, participou de toda celebração pelas ruas de Salvaterra, ao lado do Pároco do Município e, na chegada pode contar também com a presença do Bispo Emérito, Dom José Luiz Azcona.

Por Dário Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário